Os Professores
A Casa Vermelha conta hoje com professores e professoras que atuam no mercado artístico de Florianópolis há anos.
São profissionais que se dedicam às artes cênicas, e que buscam compartilhar seus conhecimentos aqui no nosso espaço.
Conheça cada um deles:

André Francisco
André Francisco nasceu na cidade de São Paulo e está radicado em Florianópolis desde 1996. Iniciou seus estudos em teatro no teatro-escola Macunaíma na capital paulista. Como ator trabalhou em mais de trinta produções entre cinema e teatro, tanto em São Paulo, quanto em Florianópolis.
É formado em filosofia pela UFSC e cursou a graduação e o mestrado em teatro na UDESC. Já fez cursos com Sérgio Coelho, Eudóxia Acuña, José de Anchieta, Fernando Villar, Fátima Lima, José Ronaldo Faleiro entre outros. É fundador e diretor artístico do Teatro em Trâmite, onde dedica-se principalmente a concepção e direção de espetáculos. Assinou a maioria dos trabalhos do grupo. Além da direção, dedica-se também a cenografia, iluminação e produção. Coordena o processo de formação do grupo e é responsável pelas pesquisas de voz, interpretação e filosofia.

Francisco Fischer
Francisco Fischer é ator, professor e pesquisador de teatro. Quando criança participou dos filmes “Destina-se” e “Memórias de Passagem”. Hoje participa dos grupos teatrais “OBando” (2019) e o “Teatro em Trâmite” (2022). Atualmente é graduando do curso Licenciatura em Teatro (UDESC). É discente na Biblioteca Livre do Campeche (2022-2023), onde trabalha com crianças de 10 a 14 anos. É professor da Casa Vermelha, no curso de Iniciação Teatral. Foi assistente das turmas de Iniciação e Montagem (2020-2022). Atua também enquanto editor de vídeos e músico.

Lia Ferronato
Licencianda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Lia Ferronato é atriz, professora e pesquisadora de teatro. Seus primeiros trabalhos dentro da área deram-se em Xanxerê-SC, no ano de 2014, quando ingressou no grupo de Contadoras de histórias do Colégio La Salle, realizando trabalhos voluntários em escolas, casas de crianças e lares de idosos. Fez cursos de teatro na Companhia de Teatro Xã-Xã-Erê (2018) e no Centro Cultural Casa Vermelha (2019-2023). Lecionou aulas de Artes na categoria remota e presencial para estudantes de Ensino Médio da rede de ensino pública a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2020-2021). Realizou estágio com crianças e idosos no ano de 2022. É integrante do grupo O Bando e Teatro em Trâmite, onde realiza trabalhos artísticos e apresentações na cidade.

Suzana Vergara
Suzana Vergara é atriz, professora e pesquisadora de teatro. Faz parte do grupo comunitário O Bando (2016) e do grupo profissional Teatro em Trâmite (2022). Atualmente cursa Licenciatura em Teatro na Universidade do Estado de Santa Catarina. Formada em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestra em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, pesquisa desde sua graduação as intersecções entre teatro e antropologia, com enfoque em práticas teatrais engajadas. Como atriz participou de festivais artísticos como o 24º Festival Isnard Azevedo - Floripa Teatro (2019) e a 7º Maratona Cultural de Florianópolis (2019), além de duas edições da Mostra Teatro é Fazer (2013 e 2014) realizada na cidade de Passo Fundo - RS. Dentre as suas produções artísticas constam os trabalhos em grupo: A Casa de Bernarda Alba (2014) - Grupo Madruga da Arte, As novas aventuras do Tio Patinhas (2018/2019) - Grupo O Bando, Rinocerontes:ou guia prático para épocas fascistas (adaptação do texto de Ionesco) (2019/2022)- Grupo O Bando, Cárceres Privados (2020) - Teatro em Trâmite e o Beijo no Asfalto (2020). Realizou durante o ano de 2020 o projeto de entrevistas “Cenadelas: mulheres, teatro e a Ilha das Bruxas”, em parceria com o Centro Cultural Casa Vermelha. Faz parte da Rede NIGS de pesquisadores. Atua na área de teatro, arte, antropologia, audiovisual, educação, diversidades e políticas públicas.

Thiago Ferrugem
Ator, produtor, professor e pesquisador em teatro, iniciou sua vida nesta arte pela escola de educação básica Dom Jaime de Barros Câmara com a professora Maria Cristina Fabi, no Ribeirão da Ilha. Fez cursos de teatro na Cia. Vanguarda e no Centro Cultural Casa Vermelha, desde de 2015. Em 2016, foi professor de teatro para um grupo de jovens, crianças e adolescentes, no Centro Espírita Núcleo Fraterno, localizado na Tapera. Atualmente, é formado em Licenciatura em Teatro e mestrando no Programa de Pós graduação em Artes Cênicas pela UDESC, onde ingressou em 2017. Desde 2018, realiza cursos e oficinas teatrais para a comunidade através dos projetos de extensão da UDESC e pelo Centro Cultural Casa Vermelha. Thiago, é integrante do grupo O Bando, Grupo comunitário da Casa Vermelha, Teatro em Trâmite e da Cia. Nosso Olhar.