Projetos e 

 Pesquisas    

A Casa Vermelha é um espaço que está sempre buscando compartilhar suas pesquisas com a comunidade. Temos artistas de diferentes áreas, com pesquisas relacionadas a épocas, pensadores, linhas e objetivos diferentes. Sendo assim, convidamos você a acompanhar nossos encontros, virtuais ou presenciais, para compartilhar um pouco dos estudos que são realizados no espaço.

Cenadelas

Cenadelas: Mulheres, Teatro e a Ilha das Bruxas, se propõe a ser um ciclo de conversas sobre as mulheres, feminismos e o teatro na Ilha do Desterro. A cada semana, será realizada uma live com: uma artista, e/ou uma dramaturga, diretora/produtora, sendo o total de quatro por mês. Mediadas e comentadas pela mestranda em Teatro, antropóloga e atriz Suzana Vergara serão conversas sobre os trabalhos das atrizes, o ser mulher e ser atriz, dramaturga, diretora/produtora no contexto desterrense, a relação de seus fazeres e saberes com as práticas feministas, como seu trabalho é recebido pela comunidade e as estratégias e artimanhas para fazer arte em tempo de pandemia.

O presente projeto surge da pesquisa de Mestrado em Teatro de Suzana Vergara pela Universidade do Estado de Santa Catarina e do novo projeto audiovisual do Centro Cultural Casa Vermelha. Por conta da pandemia, surge a ideia de realizar conversas em forma de lives com as entrevistadas da pesquisa sobre seus fazeres artísticos e sua relação com as práticas feministas. Sendo uma alternativa para a continuidade da pesquisa, respeito a saúde coletiva e democratização desse conhecimento.

- - -

O primeiro ciclo de conversas será sobre “Comicidade, Mulheres e Feminismos”. Pensando a participação histórica das mulheres na arte da palhaçaria e da bufonaria conversaremos com três palhaças e uma bufona, cada qual com seu fazer artístico e suas particularidades de mulher e artista.

Em nossos encontros buscaremos o resgate e criação de narrativas sobre este fazer palhaça e fazer bufona, as estratégias feministas e de comicidade dos trabalhos, como se dá a recepção destas apresentações e as artimanhas e invenções para este tempo de pandemia.

 

* 07/07 - Artista: Antonia Vilarinho.

* 14/07 - Artista: Daiani Brum

* 21/07 - Artista: Tefa Polidoro

* 28/07 - Artista: A confirmar

Projeto Cenadelas

Duração: Ciclo de 4 encontros.

Período: Todas as terças-feiras (Início dia 07/07/20).

Horário: 20h

Investimento: Contribuição espontânea

Transver - Prosas sobre arte brasileira

Dentro do contexto do isolamento social e da necessidade de atividades remotas, a Casa Vermelha apresenta o projeto “TRANSVER – PROSAS SOBRE ARTE BRASILEIRA”, que pretende apresentar a história da produção artística brasileira através da análise de seus principais expoentes. 

O projeto envolve o compartilhamento de material online sobre os artistas, a manutenção de um fórum de debates e uma mesa redonda virtual por semana. Cada semana a uma linguagem será contemplada – literatura, cinema, fotografia e música. A ideia é em cada ciclo de mesas passar por um período ou movimento da arte, diversificando o olhar através de artistas significativos para a construção da história da arte brasileira.

As mesas serão conduzidas por André Francisco e contarão com um participante fixo de cada área (Julia Perosa/fotografia; Vanessa Gonçalves/literatura; Carlos Roberto/música e Renan Rocha/cinema), além da dupla, completará a mesa de cada semana a presença de um convidado especial específico da linguagem abordada na semana. Na finalização de um ciclo de conversas, o encontro TRANSVERSALIDADES contará com os quatro participantes fixos comentando os encontros anteriores. 

Com o intuito de fortalecer o conhecimento sobre a história e o desenvolvimento da arte no Brasil, “TRANSVER – PROSAS SOBRE ARTE BRASILEIRA” tem por objetivo formar uma plateia mais consciente da importância da arte na formação do povo brasileiro. A identidade multifacetada do Brasil aparece na expressão artística que se desenvolveu no nosso país. E a expressão artística é bom exemplo das narrativas plurais e multi-culturais que encontraram lugar na construção da nossa história.

O primeiro ciclo de conversas será sobre “ARTE SOB CENSURA – repressão e resistência”. Revendo o período de ditadura que se iniciou em 1964, as discussão irão contemplar artistas da época em que o regime militar atuou censurando e perseguindo obras e artistas. Buscando entender como os artistas da época reagiram e se posicionaram dentro desse contexto violento e agressivo, as conversas apresentarão a obra dos artistas e sua importância histórico-crítica dentro do momento em que estavam atuando. Desta forma, pretendemos abrir um diálogo político sobre liberdade de expressão durante a ditadura militar que durou mais que duas décadas no Brasil.

* 11/06 - Primeiro encontro introdutório 
* 18/06 - Cinema
* 25/06 - Artes visuais
* 02/07 - Literatura
* 09/07 - Música
* 16/07 - Encontro final

Projeto Transver

Duração: Ciclos de 6 encontros.

Período: Todas as quintas-feiras (Início dia 11/06/20).

Horário: 20h

Investimento: Contribuição espontânea

Please reload

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

A Casa se encontra fechada temporariamente, devido à pandemia da COVID-19.

ENDEREÇO

Rua Conselheiro Mafra, 590

Florianópolis, SC

48 3030.1886

contato.casavermelha@gmail.com

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Siga a Casa Vermelha

nas redes sociais! ;)