top of page

Projetos Virtuais

A Casa Vermelha é um espaço que está sempre buscando compartilhar suas pesquisas com a comunidade. Temos artistas de diferentes áreas, com pesquisas relacionadas a épocas, pensadores, linhas e objetivos diferentes. Sendo assim, convidamos você a acompanhar nossos encontros, virtuais ou presenciais, para compartilhar um pouco dos estudos que são realizados no espaço.

Cenadelas_Casa_Vermelha_2020.jpg

Projetos

Cenadelas - Mulheres, Teatro e a Ilha das Bruxas

O Projeto Cenadelas: Mulheres, Teatro e a Ilha das Bruxas é um ciclo de conversas com artistas mulheres do contexto desterrense sobre seus fazeres artísticos e seus contatos com práticas feministas.

 

Projeto de Pesquisa em desenvolvimento pela mestranda Suzana Vergara do Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC em parceria com o Centro Cultural Casa Vermelha.

Orientação: Dra Maria Brígida De Miranda

Suzana é bolsista FAPESC.

Os vídeos do Cenadelas você encontra na playlist do canal da Casa Vermelha, no YouTube. Clique aqui para conferir.

Captura de Tela 2020-08-25 à(s) 16.41.3

Suzana Martins Costa

Cenadelas_Casa_Vermelha_2020.jpg

Projetos

Sós

Em busca de adaptação aos acontecimentos que se impuseram desde o início da quarentena, a turma de “Montagem Teatral” da Casa Vermelha, sob orientação do professor André Francisco, criou SÓS. Diante dos atravessamentos e provocações que emergiram dessa nova maneira de organizar a vida, o coletivo entendeu que precisava abordar a perspectiva não apenas do isolamento, mas da solidão com que estava lidando a partir de então. O trabalho utiliza técnicas híbridas de proposta dramática. O grupo utiliza alguns vídeos previamente gravados e também transmissão ao vivo de cenas através da plataforma de streaming StreamYard, que transmite o experimento cênico pela página do Youtube

CASA VERMELHA (1)_edited.jpg

Casa Vermelha

Projeto Transver.png

Projetos

Transver - Prosas sobre arte brasileira

Dentro do contexto do isolamento social e da necessidade de atividades remotas, a Casa Vermelha apresenta o projeto “TRANSVER – PROSAS SOBRE ARTE BRASILEIRA”, que pretende apresentar a história da produção artística brasileira através da análise de seus principais expoentes.

O projeto envolve o compartilhamento de material online sobre os artistas, a manutenção de um fórum de debates e uma mesa redonda virtual por semana. Cada semana a uma linguagem será contemplada – literatura, cinema, fotografia e música. A ideia é em cada ciclo de mesas passar por um período ou movimento da arte, diversificando o olhar através de artistas significativos para a construção da história da arte brasileira.​

Com o intuito de fortalecer o conhecimento sobre a história e o desenvolvimento da arte no Brasil, “TRANSVER – PROSAS SOBRE ARTE BRASILEIRA” tem por objetivo formar uma plateia mais consciente da importância da arte na formação do povo brasileiro. A identidade multifacetada do Brasil aparece na expressão artística que se desenvolveu no nosso país. E a expressão artística é bom exemplo das narrativas plurais e multi-culturais que encontraram lugar na construção da nossa história.​

Os vídeos do Projeto Transver estão na playlist no canal da Casa Vermelha, no YouTube. Clique aqui para conferir!

CASA VERMELHA (1)_edited.jpg

Casa Vermelha

Capa_Facebook_-_Cárceres.png

Projetos

Cárceres Privados

Renata é uma mulher em crise que não percebe sua educação formatada no binarismo... Marizete é uma doméstica que deseja e acredita ser quase da família... Emanuel é um intelectual que persegue a criação de sua mais importante obra... Maria é uma fervorosa seguidora da palavra de Deus que não compreende porque ainda não foi salva... Quatro pessoas mergulhadas em seus próprios isolamentos, buscando encontrar saídas para suas angústias pessoais através de improváveis diálogos com o mundo.

 

Desenvolvido durante a pandemia de 2020, “Cárceres Privados” é uma experiência digital, virtual e remota do Teatro em Trâmite para encontros que simulam o evento teatral durante o isolamento social. Um teatro servido em marmita. Um teatro para telas. Um teatro consumido nas redes sociais. Um teatro estranho que só pode fazer sentido em uma época estranha como a nossa.

CASA VERMELHA (1)_edited.jpg

Casa Vermelha

bottom of page