top of page

Expressão Corporal, Dança e Artes do Corpo


A cada ano que passa buscamos trazer novas atividades para a Casa Vermelha, e em 2018 não foi diferente. É sempre interessante renovar as oficinas, e ganhar novos ares com os cursos e workshops que rolam por aqui. Entre as atividades mais pedidas (e que finalmente chegam à Casa) são as de expressão corporal e dança-teatro, duas áreas que envolvem o corpo e toda sua expressividade.

Para a vida do ator e da atriz é importante ter o domínio sobre sua ferramenta de trabalho: seu corpo. Desde a respiração, passando pela voz, expressões faciais e movimentos corporais, o artista que busca trabalhar com as artes cênicas precisa se preparar e se condicionar para ter este controle. Participar de atividades como as propostas aqui, podem ser uma excelente maneira de explorar novas configurações e possibilidades pessoais.

A oficina Percepção, Reconhecimento e Expressividade Corporal Através de Exercícios de Teatro, Voz e Dança possui um nome enorme, é verdade, mas que é auto-explicativo. A proposta aqui é o autoconhecimento através de práticas de escuta do próprio corpo desenvolvidas à partir de exercícios de teatro, voz e dança. Através dessa proposta que envolve corpo, voz e mente, investimos na construção de um momento coletivo baseado na cumplicidade, espontaneidade e criatividade.

Esta é uma oficina que busca ir além das práticas teatrais e da dança, um dos pontos que devem ser destacados são as rodas de conversa, com leituras de textos e discussões de tópicos de interesse do grupo. É uma atividade indicada para pessoas que sentem a necessidade de pensar/mover/entender o corpo de maneira lúdica e criativa, percebendo suas possibilidades de expressão e desenvolvendo uma nova maneira de se relacionar consigo mesmo. A oficina será ministrada pelos atores André Francisco e Paulo Thiago Ferrugem.

Já a turma de Dança-Teatro: estudos indisciplinares para criação em artes do corpo, proposto pela atriz e dançarina Monica Siedler, vem com o objetivo de agregar experiências e investir em perguntas acerca de criação em arte a partir da presença do ou da performer na cena. Os encontros trarão conceitos como presença, pré-expressividade e indisciplinariedade, fazendo este laboratório propor modos de criação para a cena que exploram outras corporalidades, espaços e tempo.

Ambas atividades tem início no segundo semestre de 2018, no mês de agosto, aqui na Casa Vermelha. A oficina Percepção, Reconhecimento e Expressividade Corporal Através de Exercícios de Teatro, Voz e Dança acontecerá sempre aos sábados pela manhã, das 11h15 às 13h. O laboratório Dança-Teatro: estudos indisciplinares para criação em artes do corpo terá suas aulas nas terças-feiras, das 19h às 21h30.

Você pode saber mais e fazer sua inscrição clicando aqui. E se tiver alguma dúvida, basta entrar em contato com a gente. Aproveite!

476 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page