top of page

Metropol - o futebol de Criciúma na Casa Vermelha


Metropol_na_Casa_Vermelha

No último sábado do mês, dia 28 de outubro, a Casa Vermelha Centro Cultural recebe o espetáculo Metropol - Carvão, Ópio e Futebol, produzido pelo grupo criciumense de teatro Enluaratus. A apresentação faz parte da agenda cultural da Casa Vermelha, que procura sempre abrir espaço para artistas de todo o Estado.

A direção e dramaturgia do trabalho é assinada por Max Reinert (da Téspis Cia. de Teatro, de Itajaí) e é baseado no livro do jornalista José da Silva Junior, chamado “Histórias que a bola esqueceu”, onde é narrada a trajetória do Esporte Clube Metropol na sua fase áurea, (1959 até 1969). Para contar a história deste time de Criciúma, o espetáculo tem as atrizes Ana Maria Manaus Teixeira e Mari Maccari, e o ator Antônio Rozeng em cena, além das músicas de Bruno Andrade (Cirandela t-atro, de Criciúma) e bonecos de João Carlos Salem Pereira.

Esta é a primeira vez que o trabalho se apresenta na Casa Vermelha. A apresentação acontecerá às 20h, em sessão única. O espetáculo é parcialmente financiado pelo Edital Cultura Criciúma, da Fundação Cultural de Criciúma, com apoio do Conselho Municipal de Políticas Públicas (COMCCRI).

Sinopse:

No país do futebol, um pequeno clube do interior pode chegar a ter uma das maiores trajetórias de sucesso da história do seu Estado. Nascido como divisão recreativa da Carbonífera Metropolitana em 1945, o Esporte Clube Metropol vive sua fase de glória após uma histórica greve em 1959. Entre o carvão e a pirita, o futebol, ópio do povo, transforma as vidas dos moradores da cidade de Criciúma.

Ficha Técnica:

Atuação: Ana Maria Manaus Teixeira, Antonio Rozeng e Mari Maccari Dramaturgia, Direção e Encenação: Max Reinert Dramaturgia livremente inspirada em fatos históricos e na obra "Histórias que a bola esqueceu" de José da Silva Junior

Cenotecnia: Benito Maccari e João Rozeng Bonecos: João Salem Pereira Figurino: Ana Maria Manaus Teixeira Costuras: Maria da Gloria Darós e Iolanda de Oliveira Trilha sonora: Bruno Andrade

Design gráfico: Luci Rossa e Max Reinert

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page